Pesquisa personalizada

Aqui você encontra de tudo

fique a vontade em navegar em nosso site e deixe seu comentário
aqui é tudo grátis e pra você

Alan OgRo

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Chopp DF

CHOPP DF


História do chopp.

O delicioso chopp que se toma hoje em dia sofreu inúmeras transformações ao longo do tempo, mas você sabia que ele já tem mais de cinco mil anos? Os primeiros registros encontrados sobre o chopp datam de pelo menos 5.400 anos atrás, quando os sumérios produziam a bebida para oferecê-la à deusa Nina. Além disso, ele era utilizado pelas egípcias, que tinham a crença, naquela época, de que o chopp era uma verdadeira fonte da juventude, e também era utilizado como pagamento a trabalhadores.

A bebida possuia um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chopp que conhemos hoje. Já na idade média, ele ganhou aroma e sabor mais parecidos com os do século 20, graças a monges católicos que produziam chopp nos mosteiros.

Alguns séculos depois, os cervejeiros de Pilsen (cidade localizada na República Tcheca) foram os responsáveis por um dos maiores avanços do chopp ao descobrir a baixa fermentação, em 1839.


Qual a diferença entre chopp e cerveja?

A diferença entre os dois é que o chopp não passa pelo processo de pasteurização que a cerveja atravessa. A cerveja tem sua temperatura elevada e rapidamente baixada, dando à bebida uma maior vida útil. Essa é a diferença entre eles no sabor.


Quanto mais gelado melhor fica o chopp?

Na verdade não. O chopp muito gelado acaba tirando a sensibilidade das papilas gustativas e faz com que o sabor e aroma diminuam.


Mas então qual seria a melhor temperatura?

O ideal é que o chopp saia da máquina numa temperatura entre 0 e 2 graus, chegue à mesa do degustador com 3 ou 4 graus e seja consumido entre 6 e 8 graus.


O chopp pode estragar?

Sim. O chopp é uma bebida que oxida facilmente. Em média, um barril pode ter validade de 10 dias. Quando engatado, apenas dois dias.


O chopp é menos pesado do que a cerveja?

Não. Pelo fato do chopp ser mais fresco, tem-se a impressão de que ele é mais leve. Porém, a fórmula do chopp e da cerveja é a mesma.


O tamanho da serpentina importa?

Não. O tamanho da serpentina não influencia a temperatura do chopp. Com a tecnologia de hoje em dia não.


Qual a vantagem de beber chopp com espuma?

A espuma tem a função de manter o gás. Além disso, ela protege a bebida do contato com o oxigênio, que faria o chopp ficar amargo. Outra função da espuma é a manutenção da temperatura do chopp. Dessa forma, espuma cremosa significa bom chopp.


Qual o tamanho ideal para o colarinho?

Em média, o tamanho ideal é de 3 cm, ou dois dedos.


Barril:

  1. Deve ser colocado em local bem arejado, pelo menos a 4 ou 5 metros de qualquer fonte de calor.
  2. O barril deve descansar no mínimo uma hora antes de ser ligado, evitando assim, a espuma em demasia na tiragem do chopp.

Tiragem do Chopp:

  1. Encoste o copo, inclinando aproximadamente 45º, lateralmente ao bico da torneira. Isso fará com que o líquido escorra pelas paredes do copo suave e tangencialmente a parede. Abra a torneira sem interromper o fluxo, evitando assim, a discrepância entre as quantidades de líquido e espuma.
  2. Para concluir o enchimento do copo, posicionar o mesmo verticalmente, reduzir a torneira quando manual ou no caso das chopeiras elétricas, levar a alavanca para trás, para cremar e formar o colarinho de aproximadamente dois dedos.

Chopeira:

  • Deve ser colocada em local bem arejado, pelo menos a 4 ou 5 metros de qualquer fonte de calor.
  • Picar o gelo sempre antes de coloca-lo na chopeira evitando a possibilidade de avarias na serpentina.
  • Fazer a instalação do chopp na chopeira sem gelo despreocupando-se que o mesmo escorra pela torneira.
  • Observe bem a demonstração do nosso funcionário quando da instalação da chopeira para evitar vazamentos e intervalos de ar na serpentina e na torneira.
  • Colocar o gelo de 10 a 15 minutos.
  • Jamais adicionar sal, álcool ou qualquer outro tipo de substância ou gelo. Este procedimento pode ocasionar o congelamento da serpentina e obstrução da passagem do chopp.
  • Não esqueça de ter um estoque de gelo para manter a temperatura do seu chopp.
CHOPE , CHOPP, CHOOP, ou XOPE ?
O certo é chopp








Nenhum comentário:

Postar um comentário

analytics

 
Pesquisa personalizada